terça-feira, 30 de agosto de 2016

BARBEIROS LUSITANOS!!


Com trinta anos agora, foi à três anos que Rui Ferreira pensou em tirar o curso de barbeiro e seguir esta profissão. Mas nessa altura não tinha meios para tirar o curso e só consegui-o em 2015. Decidiu tirar este curso para mudar de vida, para estar mais tempo com a sua família, e estar mais a vontade sem ter que esconder as suas tatuagens. Até começar o curso nunca tinha sequer pegado numa tesoura de corte. Aliás se cortou uns 5 ou 6 cabelos até começar a tirar o curso foi muito. E cortava a amigos muitos chegados e malucos, porque na altura cortava em casa com uma máquina de... tosquias para animais (ahahah). Trabalhou em restauração durante 10 anos, mas fartou-se de basicamente tudo. E então surgiu a oportunidade como tempo e dinheiro para tirar o curso. A começar do zero, foi rápida a paixão que ganhou pela profissão e hoje faz o que gosta. Esta paixão deve se muito também ao seu grande, enorme amigo "Doutor" (Sérgio Taveira), como ele o trata, a orientar e ensiná-lo como excelente formador e mentor . Ainda durante curso trabalhou num salão unissexo que teve uma boa experiência até que em Maio o seu grande amigo Pedro Monteiro, do Cantinho do Barbeiro, convidou o para ir trabalhar com ele, e formam uma excelente equipa na barbearia.Todos os dias são um espectáculo e diz que quando fazes o que gostas não é trabalho é só diversão. É da geração dos "novos barbeiros" mas não vê isso como um cena má. Ele acha que aprende um pouco com todos, e ele não quer parar e quer continuar a aprender, aprender sempre o máximo e aproveitar o máximo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

PRODUTOS!!

    “A HARD BEGINNING MAKETH A GOOD ENDING.”

O avô Willy “uppercut” O’Shea nasceu em 1915 em Dublin, Irlanda. O seu pai fazia
carruagens e morreu tragicamente num acidente de trabalho.
Willy ficou ao cuidado do seu tio, um mercador do mar que viajou um pouco por todo o
mundo e esteve empregado em várias empresas de proveniência duvidosa para capitanear os
seus navios. Willy saltou fora do barco tinha ainda 15 anos em Sidney e começou assim a
trabalhar nas minas. Trabalhou nas minas durante 3 anos antes de se juntar a um grupo de
boxe em 1933, onde percorreu Austrália semana após semana por mais de uma década.
Foi nessa altura que ganhou o nickname “Uppercut”.
Foram anos duros para Willy pois decorria a Grande Depressão onde o dinheiro era escasso.
No entanto Willy fez sempre um grande esforço por se manter na mó de cima e tinha
sempre uma gravata limpa no saco assim como uma pomada para o cabelo homemade.
Hoje, o legado do Willy prossegue com a Uppercut Deluxe, uma marca com o
compromisso de criar produtos de alta qualidade e durabilidade que te façam sentir sempre
em grande forma.
Descansa em paz avô Willy “Uppercut” O’Shea.
Born in Ireland; Made in Australia.
        

 Fundada por Barbeiros que adotaram as origens um estilo intemporal , os produtos Uppercut Deluxe foram concebidos para uma maior higiene masculina dando-lhe um toque moderno,ainda que tradicional!!
                       


TARGET
COSTUMER
Uppercut Delux posicionou-se no mercado para que seja um 
must have masculino que reflita lifestyle, tradição e cultura. 
 Esta marca poderá chegar a vários públicos.tais como
 mecânicos, motoqueiros, surfistas, skaters, fashion market,
tatuadores, artistas ou ainda músicos. A Uppercut Deluxe
tenciona chegar a uma audiência masculina entre os 16 e 45 anos
 sendo que o seu core business está entre os 16 e os 30 anos!!
A Uppercut Deluxe têm uma vasta gama de produtos 
a BARBA LUSITANA irá mostrar em video alguns desses produtos!!

            









domingo, 21 de agosto de 2016

BARBEIROS LUSITANOS!!

O seu nome é João Rodrigues dos Anjos têm 43 anos e é natural de Murça veio para Lisboa aos 16 anos para trabalhar na construção civil, mas por influência do seu tio ,que era barbeiro em Lisboa acabou por ir tirar o curso de cabeleireiro de homens, quando o terminou deixou a construção e foi trabalhar para a barbearia do seu tio aí ficou um ano, e depois trabalhou em várias até que finalmente aos 29 anos se estabeleceu por conta própria. Hoje em dia têm duas barbearias pelas quais divide o seu tempo, Barbearia João na Av. General Roçadas n°83 e a Barbearia João na rua da Graça n°148. E considera se um felizardo pois faz o que mais gosta.



domingo, 14 de agosto de 2016

BARBEIROS LUSITANOS!!


Seu nome é Renato Oliveira no dia 7 de novembro de 2002 chegou a Portugal , com 22 anos. Como todos o jovens da sua idade , com muitos sonhos... 8 anos de técnico de telecomunicações não lhe fez deixar para trás o sonho de infância. Depois de acompanhar a sua esposa nos trabalhos diários , dava muitos palpites nos cortes... acompanhava-a nas feiras , sempre a admirar os grandes mestres. Em 2008 decidiu seguir o seu sonho ... Pediu as contas na empresa e na mesma tarde matriculou-se numa escola de cabeleireiro e foi acompanhado por aquele que considera um dos melhores mestres de Portugal o"Sr.Anibal". Com 3 meses de curso começou a cortar no salão da sua esposa Solange Silva . Em alguns momentos sentiu muitas dificuldades mas, com o grande apoio dela que sempre dizia : -Tenha calma , voçe ainda vai ser muito grande! Ficou 4 anos com ela , mas este ano realizou o grande sonho: abriu a sua própia barbearia!! Com muita dedicação e esforço e claro com o apoio da sua familia , principalmente da sua filha Madu Oliveira e dos seus clientes esse sonho vai sendo realizado a cada dia ,e costuma dizer com frequência. "Não fui eu que escolhi a barbearia , foi a barbearia que me escolheu"


terça-feira, 9 de agosto de 2016

BARBEIROS LUSITANOS!!!

Filipa Brazuna é o seu nome e diz que à mais de uma década casou se com um oficial de barbeiro que, depressa lhe ensinou a tratar do cabelo e da barba dele ,para que ele próprio não tivesse que ir ao barbeiro...😮
O seu marido é oficial desde sempre, aprendeu com o avô tinha 15 anos, foi a profissão que sempre teve até à data na sua loja de anos em Sacavém, a "a barbearia"! Filipa atreve se mesmo a dizer que ele não sabe fazer outra coisa...
Ah! Sabe...filhos diz ela! Têm 3!!! 😉
Ela na altura trabalhava no metro de Lisboa e com o passar dos anos, já cansada de trabalhar no subsolo e com a conjuntura do país a ajudar, decidiu sair e realizar o seu sonho e criar o baeta.café (de internet)
O seu marido propôs-a a exame avançado, coisa que os profissionais podem fazer e, com algum receio, mas lá foi...
Passou (com distinção até!) e assim foi lançada para outros vôos (para outros pelos e cabelos)
O baeta.café têm a si durante toda a semana e ao sábado à tarde estão os dois( ela diz brincando que finge que não conhece a peça😉)ahahah!!
                      

SUGESTÕES DE LAZER LUSITANO!!

Nós os barbudos também nos divertimos e assim sendo BARBA LUSITANA poderia falar de sítios que estão na moda e muito in  , mas não será esse o caso !! A BARBA LUSITANA encontrou um local pacífico ,bonito , com uma piscina convidativa !! Local este altamente campestre e com pequenas referências vintage , onde até no restaurante as loiças são rústicas
o que juntamente com a música ao vivo faz com que se realize um jantar diferente à beira da piscina com um atendimento de salientar !!Este local ao contrário do que geralmente é sugerido ,não fica situado no centro de Lisboa ou zonas mais "batidas" , mas sim  poucos km depois do parque de Cabeço de Montachique , no aldeamento de Vale de S. Gião onde pudemos sentir o romantismo da natureza!!Aqui ficam as imagens da visita da BARBA LUSITANA a este espaço sem modas mas tranquilizador!!
        

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

BARBEIROS LUSITANOS!!!


João Ribeiro veio de uma área de actividade que era bem diferente da qual faz profissão neste momento (pois é formado em Informática de Gestão). Farto de ter contratos precários e limitados no tempo e andar por terras de Angola, resolveu dar uma volta na sua vida e abraçar uma nova profissão pela qual se sentia atraído.
Impulsionado pela sua Mãe e Irmã abraçou esta área, pensa que talvez já tivesse no sangue, pois ele pode dizer que quase nasceu dentro de um cabeleireiro, o da sua Mãe (Alice). 
A sua irmã (Catarina), também Cabeleireira e ex-formadora na IEDCB, deu-lhe muito boas referências da Escola IEDCB na vertente de formação de Barbeiros e assim resolveu iniciar a formação.
Por fim abriu em 26 de Fevereiro de 2015 a ´Barbearia Ribeiro´ em Linda-a-Velha.A abertura da Barbearia foi de encontro a uma lacuna/necessidade que existia em Linda-a-Velha na procura de Barbeiros, um local onde se pudessem tratar do cabelo e da barba em bom ambiente. 
Os antigos Barbeiros envelheceram e reformaram-se, logo a sua extinção e o desaparecimento de Linda-a-Velha. As Barbearias deram lugar a Cabeleireiros Unisexo. Os serviços prestados por estes não preenchiam as necessidades e desejos dos Clientes (Homens). Estes desejavam ser atendidos por Homens em Ambiente de Homens, onde pudessem usufruir de um ambiente agradável e acolhedor. 
Procuravam o serviço de corte de cabelo (dito: à Homem) quer fosse executado à máquina, tesoura ou navalha que tanto caiu em desuso, e poder desfazer ou acertar a barba à navalha. 



Ricardo Guedes a sua área também não era esta tal como o seu colega João. Esteve quase sempre ligado à hotelaria entre outros trabalhos que foi tendo ao longo da vida, mas nunca se identificou com nenhum deles.
 Já cortava o cabelo a amigos e decidiu por curiosidade tirar o curso de Barbeiro na IEDCB. O que é certo é que sente que foi a melhor decisão que tomou, pois diz não existir nada melhor do que fazer aquilo que se ama!!
                  




PORQUÊ BARBA!!



Seu nome é Carlos Feio nasceu em 72, desde cedo achou bonito ver um homem com barba .Apanhou os barbas pós -25 de Abril que evoluíram para fartos bigodes solitários que não tinham de todo o mesmo impacto visual. Na adolescência não se atreveu a deixar crescer barba porque os pêlos não abundavam ainda e alem do mais havia o conceito vigente da cara lavada. Aos 28 anos começou a perder cabelo e como num acto de compensação deixou de rapar a cara. Em voga tinham a barba de 3 dias socialmente aceite desde que o resto da imagem fosse cuidada, a partir daí foi um saltinho até perceber que ele e a barba eram indissociáveis.Quando rapou a cabeça com lamina ainda por cá era raro ver alguém assim ,falaram-lhe amigos mais viajados que por fora era algo que se via bastante e que eram denominados como bears, apesar do conceito englobar também peso considerável e "barba"pelo corpo todo. Ele percebeu que a barba é um complemento masculino que quando bem trabalhada pode trazer mais valias ao rosto do homem, a linha do queixo torna-se mais volumosa consequentemente mais viril o sorriso emoldurado e as laterais de grafismo desenhado podem criar linhas estruturais no rosto capazes de alongar ou alargar o mesmo ,consoante a necessidade de equilibrar a fisionomia natural. Como é cabeleireiro e não têm cabelo para mudar o visual começou a mudar a cor da barba, teve quase todas ,embora muitas nunca tenham visto a luz do dia, mas com exprimentalismos é que se afina a técnica. Sempre comentavam que com qualquer cor a barba parecia sempre natural, aqui entra um pequeno segredo, tingir sempre as sombracelhas ao tom escolhido para a barba,assim dará sempre um ar natural até à coloração mais arrojada. Mais curta mais longa do preto ao ruivo a barba passou a ser para ele a imagem do seu estado de espírito.Não mais sem barba é o meu lema!Para tratar da barba usa shampoo e máscara nutritiva usada como amaciador e cera para domar os pelos mais rebeldes!!

 

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O QUE É LUSITANO É BOM!!!


Amigos Barbudos gosto de falar do que é Lusitano e por isso falámos com os criadores dos produtos Bárbaro que são totalmente Lusitanos !!
O Pina explica que desde que começou a deixar crescer a barba, que começou a sentir a falta de produtos que satisfizessem as suas necessidades.
E tudo começou à um ano atrás.
Então ele e a sua esposa decidiram começar a pesquisar quais eram os produtos para o cuidado da barba existentes no mercado, mas na altura a oferta em Portugal não era muita e os preços não eram os mais acessíveis.
Decidiram então começar a pesquisar por eles próprios, ingredientes naturais para começarem a criar eles mesmos os seus produtos.
O processo de criação dos óleos (que foram o seu primeiro produto) foi demorado até chegarem a um resultado que os agradasse, tanto no que diz respeito ao aroma, como no que diz respeito à textura do óleo. Uma das coisas que sempre foi muito importante para eles ,era qual a utilidade de cada óleo essencial que era utilizado e em que aspecto esse ingrediente em especial iria ajudar a melhorar a qualidade da barba do cliente. Por exemplo, numa das suas pesquisas, vários "homens de barba rija" queixavam-se de muita comichão na barba, durante os primeiros meses de crescimento. Criaram  então a  Essência Áurea que é especialmente desenhada para combater esse problema, com óleo essencial de calêndula.
Foram desenvolvendo, também, ao longo do tempo, à medida que a sua barba ia crescendo e a sua necessidade de a domar ia aumentando, o Bálsamo Suavizante, que permite manter a barbaridade controlada, e a Cera de Bigode. Na Cera de Bigode, testaram vários níveis de intensidade, que vai desde "vamos lá endireitar este bigode" até "definição: bigode mítico".
Os seus produtos são 100% orgânicos, e feitos artesanalmente. Cada envio é preparado pessoalmente por eles, para garantir sempre a satisfação do Bárbaro que adquiriu os seus produtos.
Por isso o seu slogan é "Resultados Grandiosos. Barbaridade Controlada."Gostavam também de acrescentar que neste momento estão a testar e a produzir novos produtos para adicionar à sua gama de cuidado da barba, champoo e também cera de cabelo!De momento estes produtos só estão disponíveis pela internet no  http://barbaro.tictail.com/ !Em breve a BARBA LUSITANA  irá publicar os videos a testar várias marcas de produtos ,não percam!!
                             
                 




segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O QUE DE MELHOR SE FAZ POR CÁ!!!



Amigos Barbudos fizemos uma visita ao IEDCB e fomos ver pelas mãos do aluno Pedro Girão e a supervisão do mestre Sérgio Taveira como se prepara um aluno de Barbearia!A vontade de aprender é tanta que o próprio aluno Pedro Girão entrou em contacto com a BARBA LUSITANA a fim de mostrar o que têm aprendido!!Para aqueles que têm vontade de aprender esta maravilhosa arte , poderão ter a certeza que entrarão um ambiente amigável de entre ajuda e com excelentes mestres como Sérgio Taveira e Guilhermino Taveira!!Esta escola fica situada em Lisboa,na Rua de São Paulo no edifício mesmo em frente ao elevador da Bica!!Vejam o video no canal da BARBA LUSITANA!!
 https://www.youtube.com/channel/UC6mJmYPh5bl15tXwjt_DLTQ