segunda-feira, 5 de setembro de 2016

BARBEIROS LUSITANOS!!!!

Então esta é a  história do Duarte!!
Tinha acabado o 12º ano e foi trabalhar provisoriamente para a Zara do Colombo, o seu pai só lhe dizia para ir para barbeiro (isto porque ele sabia que o seu filho sempre teve muito jeito com as mãos, fazia o retrato de toda a gente, adorava fazer maquetes, legos e ele queria que o Duarte aproveitasse isso para uma profissão) e assim sendo ,falou com um grande Amigo seu ,o Miguel Castelo, barbeiro na barbearia da sua rua e pediu-lhe para lhe ensinar a profissão e este mostrou-se super disponível! Mas Duarte sempre com as suas as duvidas, isto porque nas barbearias não há gaijas... e com 18 anos queria um ambiente de trabalho “diferente ”.
   Nesse período de tempo surge uma proposta de trabalho que aceitou de imediato deixando completamente de parte a aprendizagem para barbeiro! Teve muitos de empregos ,sempre a procura de algo diferente e melhor, depois de muitos anos, muitos empregos, precisava de algo mais estável e com futuro... mais uma vez o seu pai e a namorada insistiam na cena do barbeiro, arriscou e foi falar mais uma vez com o seu amigo  Miguel, que lhe aconselhou a escola CEPAB na rua de São Paulo, no Cais Sodré, Iniciou em Abril de 2010 ia de manhã ao curso e de tarde trabalhava na Decatlhon a vender e arranjar bicicletas!Assim passaram 6 meses, deixou a Decatlhon e foi falar com um barbeiro muito velhote na Falagueira,Sr. Manuel Burrica muito amigo do seu pai, começou a trabalhar lá em part-time de tarde, pois durante a manhã estava no curso! Correu bem aprendeu imenso com o Sr. Burrica ficava fascinado a vê-lo trabalhar com a navalha com uma facilidade tremenda que lhe fazia cada vez mais se apaixonar pela profissão, assim passaram +- 12 meses, foi quando teve o convite do Barbeiro Filipe no Casal São Brás, custou-lhe imenso deixar o Sr. Burrica, pois, ele já pensava que ele iria ficar com a loja dele e manter a casa aberta, mas precisava de algo novo mais desafios, a clientela era muito idosa e ele tinha vontade de fazer cortes mais arriscados, fazia sentido mudar para a Barbearia Filipe, era um jovem barbeiro, com muitos anos de experiência e uma casa aberta com muitos cliente  numa zona de muita passagem de pessoas!
  Começou a trabalhar no Filipe, continuava no curso e à  tarde ia para lá trabalhar ou melhor ver trabalhar...infelizmente  ninguém queria cortar consigo, diziam que o puto novo não entendia nada disto! Era uma luta diária vinha para casa quase a chorar, mas dizia para si próprio que não iria desistir... passaram-se 6 meses e acabou o curso e  tinha o seu Certificado de oficial de barbeiro!Passou a  trabalhar a full time e as coisas começaram a correr melhor ,já fazia mais cortes e a cada vez mais clientes e a casa começou a crescer!Cortes diferentes com riscos, desenhos e ele  arriscava, o Filipe tinha lhe deixado à vontade para isso e assim ganhou muitos clientes!! Os clientes esses diziam "quando abres o teu salão? Tens tantos clientes porque não abres o teu! Nunca ligou pois estava bem ali, perto de casa bom ordenado. Mas para além dos clientes eram os amigos a namorada e a ideia começou a ganhar forma, sem pressa foi vendo lojas a estudar as zonas e finalmente apareceu um negócio, parece que chamou por ele!! Uma loja na sua rua a rua onde nasceu e conhecia toda a gente, avançou comprou a loja e no dia seguinte falou com o Filipe das suas intenções! Ficou a trabalhar no Filipe mais 10 meses e no dia 31 de Dezembro 2015 foi o seu último dia! Foram 3 anos e 6 meses de aprendizagem, crescimento pessoal e profissional. 
Dia 12 Janeiro de 2016 foi a abertura da sua Barbearia Du’Arte...
                        



Sem comentários:

Enviar um comentário