terça-feira, 27 de setembro de 2016

BARBERS LIFESTORY!!!

Esta é a história do percurso do HUGO BARBER e como este amor pela barbearia nasceu e cresceu dentro dele.Esta é uma história que podia ser a tua ou pode te fazer conhecer melhor estes profissionais e saber que muitos deles tiveram percursos de vida com muitos obstáculos e dificuldades para conseguirem fazer o que mais amam!!Com certeza te vai fazer olhares para eles de outra maneira e cada vez mais valorizares a sua arte!!Este é o primeiro de muitos vídeos com as histórias que te vão fazer ver o mundo dos BARBEIROS LUSITANOS com outra perspectiva!!
                         

domingo, 18 de setembro de 2016

O QUE DE MELHOR SE FAZ POR CÁ!!!

Desta vez fomos até à BARBER HUGO que fica situada na Praça Paiva Couceiro 12-B e encontramos um espaço pequeno mas com pormenores bonitos e interessantes!Esta barbearia abriu à poucos meses e já têm clientela de tal maneira abundante que o Hugo ,teve de começar a procurar algum colega para o ajudar a satisfazer todos estes clientes ,que são a sua prioridade!Um espaço tranquilo onde na minha opinião me senti bem e calmo ,talvez porque o próprio Hugo pareceu me um profissional calmo e seguro do que faz! Uma barbearia óptima para ir em qualquer altura e também a um sábado visto ser situado num local que têm um bonito jardim para estar um pouco com a família !!
                           
 

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

BARBEIROS LUSITANOS!!!

                                                                                                            JUNINHO LORRAN
O seu nome é Júnior chegou a Portugal em 2010 e veio com trabalho já do Brasil em restauração,mais propriamente como chefe de cozinha .Trabalhou em São Paulo na melhor melhor pizzaria lá existente ,e foi devido ao nome dessa pizzaria que cá parar , trabalhou na área por 4 anos e alguns meses!Essa profissão que exercia trouxe lhe no ano passado o prémio margem sul da melhor decoração de mariscos! Só que como é do conhecimento geral a restauração é muito complicado devido a almoços e jantares , fins de semana, feriados ,e já estava com planos de voltar ao Brasil para trabalhar na mesma área ! No princípio do ano de 2015 estava mesmo decidido em ir embora para São Paulo ,diz ele que foi quando teve uma conversa muito forte com Deus pedindo direcção e sabedoria, no mesmo dia diz que ele lhe respondeu,pois foi cortar o cabelo , e o dono do salão que é muito seu amigo, comentou que estava a vender a sua barbearia , nesse dia nem ligou muito! Passado uma semana , ligou para esse seu amigo e ainda estava com a barbearia à venda , foi ai que decidiu que realmente queria mudar a sua vida!Fecharam o negócio numa sexta feira e segunda já estava no curso. Fez um curso intensivo, tinha aulas todas as segundas feiras e tinham a duração de 9 horas.Porque estava decidido a abraçar essa profissão com todas as suas forças e fez o curso! Houve quem criticasse por vir de uma área que não tinha nada a ver, mas isso só lhe servia como um trampolim , no começo como tudo na vida não ,não foi fácil, lembra se que no princípio após o termino do curso , sentia se muito inseguro e com medo , ele sabia o que tinha que fazer mas devido ao nervosismo , ficava em branco , tudo que ele sabia apagava-se da sua mente!
Então foi fazendo cortes de graça para poder ganhar experiência e poder controlar o nervosismo . Um grande barbeiro que trabalhou com ele no seu salão, sempre disse , "você tem que ficar bom para nunca depender de ninguém", e isso ficou gravado na sua cabeça!Fui ganhando confiança , estilo de trabalho e como ele diz, teve graças a Deus bons profissionais ao seu lado lhe dando todo o apoio , conselhos, dicas e muita vezes eles terminavam os cortes para ele poder ficar de olho aonde podia melhorar e saber porque errava e onde errava! Os funcionários foram saindo aos poucos , e ele foi ficando preocupado devido ao pouco tempo de experiência e prática , mas isso o fortaleceu muito ,também porque têm uma esposa que é o seu braço direito e se penso em ficar em baixo,ele diz que ela o levanta com a força de Deus ,
Quando funcionários foram saindo ,ele viu que não tinha escapatória e dedicou-se a 1000 % sempre como ele diz ,com a força e a sabedoria de Deus ! Hoje está com toda a responsabilidade da barbearia e têm mais um barbeiro a trabalhar consigo , mas já trabalha com toda a confiança na sua arte!!
Diz que hoje já pode dizer que é barbeiro profissional ,diplomado , e na prática.Não foi a primeira profissão que escolheu mas aprendeu e acabou por se apaixonar !!


Hoje ama a barbearia
Não se vê em outra área
Diz que DEUS o está melhorando e preparando todos os dias ,
e esta é a história do cozinheiro que virou barbeiro 💈✂💈✂💈👊👏🖒


terça-feira, 13 de setembro de 2016

CURIOSIDADES!!!!

                 
                  BARBER POLE             

Vocês já devem ter reparado que tudo o que se refere à barbearia tem como símbolo um poste giratório com listas azuis, vermelhas e brancas. E sabem o seu significado?A história do “barber pole”,  é conhecida nos Estados Unidos,e remonta a tempos bem longínquos!!Estes postes eram colocados na frente dos estabelecimentos comerciais tal e qual como ainda hoje se faz, só que nessa altura os  barbeiros não faziam apenas cabelos e barbas , eles eram um género de médicos e dentistas que faziam pequenas cirurgias e extrações de dentes e também sangrias !!Quando realizavam as sangrias ,os Barbeiros davam um poste para o paciente segurar com força de forma a atenuar a suas dores dos cortes . Quando realizados os cortes o sangue escorria para uma vasilha que era colocada aos pés do paciente!Ao realizar a limpeza era utilizadas umas bandagens de tecido branco ,que eram levadas e que ficariam penduradas no poste a secar!Em relação as cores ,o branco refere-se as bandagens ,o vermelho ao sangue arterial e o azul ao sangue venoso!Esta  prática foi banida pelo Clero no ano de 1163, e nessa altura ficaram definidas as funções que um barbeiro e que um médico poderiam exercer.Algumas décadas depois, a Companhia de Barbeiros e Cirurgiões Unidos, da Inglaterra, decidiu que os barbeiros deveriam uzar postes com listas brancas e azuis e os médicos e dentistas, postes com listas brancas e vermelhas.Mas a maioria dos barbeiros dos Estados Unidos continuaram  a usar os postes de 3 cores, por referência à bandeira Americana.
             

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

BARBEIROS LUSITANOS!!!!

Então esta é a  história do Duarte!!
Tinha acabado o 12º ano e foi trabalhar provisoriamente para a Zara do Colombo, o seu pai só lhe dizia para ir para barbeiro (isto porque ele sabia que o seu filho sempre teve muito jeito com as mãos, fazia o retrato de toda a gente, adorava fazer maquetes, legos e ele queria que o Duarte aproveitasse isso para uma profissão) e assim sendo ,falou com um grande Amigo seu ,o Miguel Castelo, barbeiro na barbearia da sua rua e pediu-lhe para lhe ensinar a profissão e este mostrou-se super disponível! Mas Duarte sempre com as suas as duvidas, isto porque nas barbearias não há gaijas... e com 18 anos queria um ambiente de trabalho “diferente ”.
   Nesse período de tempo surge uma proposta de trabalho que aceitou de imediato deixando completamente de parte a aprendizagem para barbeiro! Teve muitos de empregos ,sempre a procura de algo diferente e melhor, depois de muitos anos, muitos empregos, precisava de algo mais estável e com futuro... mais uma vez o seu pai e a namorada insistiam na cena do barbeiro, arriscou e foi falar mais uma vez com o seu amigo  Miguel, que lhe aconselhou a escola CEPAB na rua de São Paulo, no Cais Sodré, Iniciou em Abril de 2010 ia de manhã ao curso e de tarde trabalhava na Decatlhon a vender e arranjar bicicletas!Assim passaram 6 meses, deixou a Decatlhon e foi falar com um barbeiro muito velhote na Falagueira,Sr. Manuel Burrica muito amigo do seu pai, começou a trabalhar lá em part-time de tarde, pois durante a manhã estava no curso! Correu bem aprendeu imenso com o Sr. Burrica ficava fascinado a vê-lo trabalhar com a navalha com uma facilidade tremenda que lhe fazia cada vez mais se apaixonar pela profissão, assim passaram +- 12 meses, foi quando teve o convite do Barbeiro Filipe no Casal São Brás, custou-lhe imenso deixar o Sr. Burrica, pois, ele já pensava que ele iria ficar com a loja dele e manter a casa aberta, mas precisava de algo novo mais desafios, a clientela era muito idosa e ele tinha vontade de fazer cortes mais arriscados, fazia sentido mudar para a Barbearia Filipe, era um jovem barbeiro, com muitos anos de experiência e uma casa aberta com muitos cliente  numa zona de muita passagem de pessoas!
  Começou a trabalhar no Filipe, continuava no curso e à  tarde ia para lá trabalhar ou melhor ver trabalhar...infelizmente  ninguém queria cortar consigo, diziam que o puto novo não entendia nada disto! Era uma luta diária vinha para casa quase a chorar, mas dizia para si próprio que não iria desistir... passaram-se 6 meses e acabou o curso e  tinha o seu Certificado de oficial de barbeiro!Passou a  trabalhar a full time e as coisas começaram a correr melhor ,já fazia mais cortes e a cada vez mais clientes e a casa começou a crescer!Cortes diferentes com riscos, desenhos e ele  arriscava, o Filipe tinha lhe deixado à vontade para isso e assim ganhou muitos clientes!! Os clientes esses diziam "quando abres o teu salão? Tens tantos clientes porque não abres o teu! Nunca ligou pois estava bem ali, perto de casa bom ordenado. Mas para além dos clientes eram os amigos a namorada e a ideia começou a ganhar forma, sem pressa foi vendo lojas a estudar as zonas e finalmente apareceu um negócio, parece que chamou por ele!! Uma loja na sua rua a rua onde nasceu e conhecia toda a gente, avançou comprou a loja e no dia seguinte falou com o Filipe das suas intenções! Ficou a trabalhar no Filipe mais 10 meses e no dia 31 de Dezembro 2015 foi o seu último dia! Foram 3 anos e 6 meses de aprendizagem, crescimento pessoal e profissional. 
Dia 12 Janeiro de 2016 foi a abertura da sua Barbearia Du’Arte...