quarta-feira, 27 de julho de 2016

PORQUE BARBA???



jOAO FONSECA

Decidi deixar crescer a barba porque sempre tive alguma curiosidade em ver o meu rosto preenchido. Desde cedo que tinha alguma barba, mas a moda das barbas maiores apenas veio acrescentar-me mais "pelo na venta". De certa forma, o seu crescimento fez-me sentir mais confiante. Mas já uso há tanto tempo que agora é apenas hábito e alguma paixão. Contudo, não tenho grandes cuidados com a barba, admito! Lavo a barba no duche, diariamente, como lavo o cabelo. O champo que uso não tem qualquer diferença. Muitos dirão que faz mal, enquanto outros possivelmente dirão que não tem mal algum. Opiniões! Quem não as tem? Por vezes uso também algum tipo de óleo. Se notei alguma diferença... Cof cof. Senti claro, na carteira. Uso também um pequeno pente para conseguir uniformizar o pêlo. A minha barba não é, de todo, a mais bonita, certinha ou penteada. Contudo, é a que tenho e gosto dela assim

BARBEIROS LUSITANOS!!!

 
 O seu nome é João Rocha e vive e têm a sua Barbershop nos Açores , em 2012 pelo aniversario recebeu uma máquina  de cortar cabelo.. Começou a cortar a si próprio. Começou também a aparar a sua própria barba. E o gosto pela barbearia, tesouras e navalhas surgiu assim derrepente.
Em 2013 iniciou o curso de barbeiro.
2014 abriu um espaço chamado "Barbeiro João Rocha"
Quando abriu a barbearia nao fez qualquer publicidade, porque queria que fossem os seus clientes a passar a informação de boca em boca aos amigos.. E se isso acontecesse era sinal que o seu trabalho estava a ser bem feito... E assim foi.. Uns foram passando aos outros.. E hoje em dia ja é bem  conhecido nos  Açores. Respeitado pelos seus clientes e pelos outros profissonais. Nunca guardou segredos só para ele está sempre aberto para partilhar informação. Ja dá formações a futuros barbeiros e cabeleireiras que querem melhorar os seus conhecimentos na arte da navalha.
Embora a localização nos Açores, dificulte o acesso a formações e mais informação, não impediu nem impede que see desloque frequentemente ao Continente e Europa para adquirir cada vez mais formações.
O seu objetivo é continuar a evoluir para poder estar sempre á altura dos pedidos e desejos dos seus clientes. Adora todo este ambiente "barbershops" desde as antigas barbearias ás mais modernas e inovadoras. Acha que cada uma têm o seu estilo e beleza.Na sua opinião nesta profissão tem de se estar por gosto mesmo. E ele ama completamente esta arte!!!
                     


domingo, 24 de julho de 2016

O QUE É LUSITANO É BOM!!!!


                                         
Foi sócio de uma empresa onde trabalhou com marcas de moda, mas foi à 8 anos que decidiu criar uma empresa chamada 100ML e desde 1997 que se considera um apaixonado pelos perfumes!Esta empresa para além de ser representante da Castebel, é uma empresa que se dedica a marcas nacionais!!Uma destas marcas é já bem conhecida tanto a nível nacional como internacional de produtos de barbearia!Esta marca chama-se Antiga Barbearia de Bairro e têm 6 anos , nasceu da paixão do Luis Miguel Pereira por marcas Portuguesas e Barbearias.Esta marca tenta recuperar os velhos hábitos ,com um deign nacional!!Neste momento está a vender em Portugal e vários países do mundo ,em lojas de design e de homem!
                              


segunda-feira, 18 de julho de 2016

BARBEIROS LUSITANOS!!!!

           

Cristina Espadinha, barbeira de profissão há 25 anos. Desde pequena com interesse e gosto pela área, o seu percurso começa tardiamente, aos 30 anos, depois de desistir de uma carreira na área da electrónica em prole do gosto pela arte da tesoura.
                          

Isabel Espadinha, licenciada e mestre em Marketing, trabalhou cerca de 6 anos na área dos eventos, viajando pelo mundo com os seus clientes e absorvendo a cultura dos vários locais por onde passava. Em 2015, aos 28 anos, decide por em marcha um projecto familiar, demitindo-se e iniciando o seu curso de barbeira.
                           

                                       
Aliando a experiência prática da mãe, à visão estratégica da filha, e juntando ainda a vontade de homenagear o homem da vida destas duas mulheres, Rui Espadinha (marido e pai falecido em 2011), nasce o projeto Espadinha's Barber Spot.

Um espaço pensado para senhores, onde o atendimento fica a cargo das senhoras. Espadinhas Barber Spot é uma barbearia moderna com serviços à antiga, onde os clientes podem usufruir de um leque de serviços totalmente pensados de acordo com as suas necessidades. 

Um projeto de mãe e filha, onde se juntam e aliam experiências, nasEspadinha's Barber Spot os clientes têm ao seu dispor, desde do corte de cabelo e barba à antiga até aos mais variados tratamentos de estética masculina.
                   Espadinha's Barber Spot 
                     
                 A Gentlemen Spot Run By Ladies

domingo, 17 de julho de 2016

O QUE DE MELHOR SE FAZ POR CÁ!!!

              
Vejam o video em que a BARBA LUSITANA foi até à GENTLEMEN'S CODE e encontrou um espaço que nos dá razões  para querermos voltar! Essas razões são a decoração, que têm pormenores tão apaixonantes como a mota que nos faz querer fugir estrada fora com ela ou o rádio tão antigo que nunca acreditaríamos que fosse possível que trabalhasse e que no entanto é o que dá a animação sonora!Outra das razões é o ambiente que se sente pois para além de podermos contar com um excelente trabalho realizado nos nossos cabelos e barbas ,ali o ambiente é tão acolhedor que entramos clientes e saímos amigos!!!Um sítio onde com certeza voltaríamos nem que fosse para desfrutar daquela companhia e daquela saborosa cerveja fresca que tivemos o prazer de experimentar enquanto o Renato fazia a sua arte!! Esta barbearia fica situada na Rua Alfredo Vitorino da Costa nº64 ,Vale da Figueira ,Lisboa
                          

                             
  

domingo, 10 de julho de 2016

A FESTA LUSITANA!!



Hoje mais que BARBA LUSITANA ,sou LUSITANO ,sou PORTUGUÊS e por essa razão estas não são imagens de Barbearias nem de Barbas , são imagens da festa que os PORTUGUESES fizeram e a BARBA LUSITANA com o peito cheio de orgulho , felicidade e amor por esta GRANDE nação participou e testemunhou!!! VIVA À ALMA LUSITANA!!
                           

O QUE DE MELHOR SE FAZ POR CÁ!!

                           
Amigos Barbudos desta vez mostramos imagens da CUSTOM BARBERSHOP ! Infelizmente estas imagens não foram realizadas pela BARBA LUSITANA pois não nos foi possível deslocar até ao Porto , mas temos o prazer de vos mostrar como no Norte existem óptimas Barbearias para cuidarem da vossa BARBA LUSITANA!!O Eduardo Pedro mais conhecido por Edu vai receber-vos muito bem pois é uma pessoa bastante simpática e trabalhadora que pensa sempre em conjugar o seu gosto decorativo com a comodidade dos seus clientes !!A CUSTOM BARBERSHOP fica situada mais precisamente na Rua Arroteia 429 Matosinhos - Porto!!

                               

segunda-feira, 4 de julho de 2016

BARBEIROS LUSITANOS!!!!

                   
                            Sérgio Taveira

O que é ser barbeiro?...
Alguém que domina a navalha como um ninja?...  Alguém que domina a tesoura como um guerreiro Jedi , ou quem trate a máquina de cortar por tu?...Ser barbeiro é mais, muito mais do que isto…
Hoje em dia qualquer um pode aprender a cortar cabelo, mas isso não faz dele um barbeiro. Qualquer um pode iniciar a cortar cabelos em casa a amigos e evoluir bastante, podem até frequentar escolas de formação, tirar cursos e fazer workshops mas isso faz deles barbeiros?
Ser barbeiro não é ter uma profissão, é um estilo de vida!
O barbeiro não é movido pela riqueza, não é o dinheiro a mola que o impulsiona de manhã da cama e faz com que vá trabalhar com um sorriso no rosto, o sorriso sincero de quem vai fazer o que gosta, vai fazer arte, vai trabalhar com pessoas e a principal paga é o sorriso do cliente, é o elogio, é o reconhecimento.
Ser barbeiro é ser humano e nisso o Sérgio Taveira é na perfeição e com uma naturalidade que não se aprende em nenhuma escola, em nenhum workshop, vem do berço, é dele, nasceu com ele, é ele!
Afinal quem é Sérgio Taveira?!...
Sérgio Taveira , 42 anos, marido extremoso e pai dedicado de um rebento de 3 anos e prestes a ser novamente pai de uma menina, imagem e fundador dos TAVEIRA Cabeleireiros desde 1997 e formador no IEDCB.
Começou nesta profissão por influência de um amigo que literalmente o arrastou (Tozé). Iniciou o curso ainda com 17 anos quando ainda trabalhava numa empresa de segurança privada, actividade que mantinha em paralelo com a formação e que abandonou para se dedicar em exclusivo à arte.
No seu currículo, além dos mais de 20 anos de experiência, conta com participações em concursos nacionais e internacionais de corte e penteado, de onde trouxe experiência, reconhecimento e prémios.
Sérgio destaca três pessoas muito importantes nessa altura: Alberto Abrantes e Renzo Carlucci (responsáveis pela sua formação) e Aníbal Bentes (responsável pela competição).
Apesar de tudo isto, Sérgio mantém a humildade e a postura de quem é novo nestas andanças, aliás costuma frequentemente dizer que está sempre a aprender, a aprender com todos, desde os alunos aos ‘camaradas de guerra’ do salão Taveira.
No salão Taveira o dinheiro vale menos que os sentimentos. É normal de vez em quando alguém pagar o corte não com euros mas com abraços, abraços sentidos, intimistas, fortes, sinceros, abraços de amigos verdadeiros. Alguém pode dizer qual o valor de uma amizade sincera?... E o Sérgio é isto tudo e muito mais.
O maior prémio que o Sérgio ainda hoje se orgulha de receber é o reconhecimento e agradecimento de antigos alunos, e a oportunidade de assistir ao sucesso de muitos deles.
Se houvesse um lema no salão Taveira podia muito bem ser o lema dos mosqueteiros, um por todos e todos por um, sob o qual os 4 barbeiros se regem, tal a cumplicidade e amizade existente entre todos.
________

_____________________________________________________________________

Ricardo Taveira , 33 anos, companheiro fiel e também pai de um herdeiro de 3 anos.
Depois da fuga à escola por já achar que sabia mais que os professores, resolveu começar a trabalhar para ganhar uns trocos enquanto fazia tempo e se preparava para cumprir o serviço militar obrigatório. Servente de construção civil e embalador de livros foram algumas das actividades que serviram para o efeito.
 Depois de receber a notícia de que tinha ficado na reserva territorial, decide festejar tanto que a festa nunca mais acabava e é o irmão Sérgio que a termina da pior maneira, levando-o para o seu lado e colocando-o no salão a varrer o chão e a lavar cabeças enquanto Ricardo decidia o que fazer do seu futuro.
O castigo rapidamente deu lugar à paixão e decide frequentar o curso também no IEDCB que termina em 2005 e após 2 breves experiências em cabeleireiros de superfície comercial, volta para junto do irmão onde permanece, sendo o seu braço direito.
Confessa entre lágrimas, o orgulho que tem do irmão e o prazer que é estar a seu lado.
__________
___________________________________________________________________

Pedro Rodrigues , 43 anos, marido exemplar e pai de um herdeiro de 10 anos.
O Pedro trabalhava em logística e distribuição. Durante 21 anos trabalhou na empresa do sogro, uma loja de pequenos e grandes electrodomésticos onde fez praticamente tudo, vendas, armazém, distribuição, tudo o que era preciso.
Um dia decidiu jogar tudo para trás das costas e mudar de área.
Por influência de um amigo barbeiro ( Zé) que o incentivou a experimentar, Pedro matriculou-se num curso de formação que está prestes a terminar.
Neste momento também colabora no TAVEIRA Cabeleireiros.
________
_____________________________________________________________________

Jorge Dias, 41 anos, marido de sonho e pai de uma terrorista de 2 anos.
A vida profissional sempre o obrigou a trabalhar com pessoas (vendas, restauração, imobiliário) e embora adorasse o que fazia, sentia-se insatisfeito e incompleto.
A mudança deu-se à 2 anos atrás quando nasceu a ‘menina dos seus olhos’ e resolveu mudar de vida.
Ao ver amigos que eram barbeiros a trabalhar sentiu um impulso para experimentar e adorou!
Seguiu o conselho e frequentou uma escola de formação (IEDCB) onde conheceu o Sérgio, fez workshops, participou em eventos solidários, tudo servia para aprender e treinar, ganhar experiência e perdeu-se por amores pela arte.
Aceitou com muita alegria e orgulho o convite de Sérgio para juntar-se a ele no salão e diz frequentemente: ‘Não nasci barbeiro mas vou morrer barbeiro!’ Ou seja todos sentiram esse desejo que me anda a visitar o coração!!